
Estireno
-
O estireno é um hidrocarboneto aromático insaturado, que primeiramente foi obtido através de extratos alcoólicos de uma planta, mas que atualmente é sintetizado industrialmente, por desidrogenação do etilbenzeno. É principalmente utilizado na indústria de plásticos reforçados, podendo ser encontrado em vários produtos do quotidiano.
População em geral
-
A exposição pode ocorrer por inalação, ingestão ou via cutânea. A via principal de exposição ao estireno é através do ar ambiente.
-
O estireno também está presente nos produtos de combustão, tais como o fumo do cigarro, ou do escape dos veículos motorizados. Fumadores estão seis vezes mais expostos do que não fumadores.
-
Os polímeros de estireno são frequentemente usados nos tinteiros das fotocopiadoras e impressoras.
-
Pequenas quantidades estão presentes naturalmente em alguns alimentos e materiais de embalagem.
Efeitos na saúde
-
Exposição aguda: danos na conjuntiva, pele, mucosas e vias aéreas superiores.
-
Exposição crónica: nefrotoxicidade, hepatoxicidade e neurotoxicidade.
Estes efeitos verificam-se essencialmente nos trabalhadores de indústrias de estireno.
A Agência Internacional para Pesquisa do Cancro (IARC) designou o estireno como possivelmente cancerígeno para os seres humanos (grupo 2B).
População ocupacional
-
O maior potencial de exposição ocorre na indústria dos plásticos reforçados.

Diminuir a exposição
População em geral:
-
Evitar fumar em espaços fechados;
-
Desligar as impressoras quando não estão a ser usadas e manter os locais ventilados.
População ocupacional:
-
Usar máscaras de proteção;
-
Evitar o contacto com alimentos e lavar muito bem as mãos após o manuseamento do material.
Indústrias:
-
Condições de ventilação e temperatura adequadas, de modo a evitar a evaporação do estireno e consequentemente níveis elevados no ar inalado.

Importância sócio-económica
-
O estireno é amplamente utilizado, pois proporciona muitos benefícios que são altamente valorizados pelos consumidores. Atualmente não há nenhum outro material disponível que possa fornecer as mesmas características de desempenho, qualidade, custo e efetividade do estireno.
-
O estireno é produzido e utilizado em todo o mundo; milhares de postos de trabalho estão relacionados com a produção, instalação ou vendas.
-
Nos Estados Unidos, as indústrias associadas ao estireno, correspondem como um todo a uma indústria de aproximadamente 28.000 milhões de dólares. Todos os anos, a indústria de estireno contribui com cerca de 540 milhões de dólares para a balança comercial dos Estados Unidos e com 7000 milhões de dólares para as receitas fiscais.


Retirado da referência [2]
Retirado da referência [1]
[1] Styrene Information & Research Center: http://youknowstyrene.org/the-styrene-you-know/uses-and-benefits/ (Consultado a 20/5/15)
[2] Global green grants fund: http://safyt.606h.net/?c=2014-12-18&p=global-green-grants-fund (Consultado a 20/5/15)